Porque o seu casamento pode não dar certo?

Porque o seu casamento pode não dar certo?Muito se fala sobre possibilidades do seu casamento dar certo ou não, influência de sua família, de seus avós ou até mesmo da mídia. Mas poucos conhecem os verdadeiros preditores de um casamento que tende a não dar certo. John M. Gottman autor de vários livros e pesquisador, construiu com sua esposa Julie Gottman o Gottman Institute e o The Relationship Research Institute in Seattle e estudou, por mais de 40 anos, casais em seu laboratório e afirma que pode prever por observação científica e por meio de análise matemática com 90% de precisão se um casamento pode ser bem sucedido ou fracassar.

Para Gottman existem maneiras científicas de verificar se um casamento pode dar certo ou nao. E esta análise está pautada em padrões de comportamento que alguns casais estabelecem desde o princípio.

Os estudos do Gottman em seu laboratório mostraram que esses comportamentos aos quais ele chama de: “Os Quatro Cavalheiros do Apocalipse” podem levar os casais a uma tendência negativa que pode acabar em divórcio:

Criticismo:
Com frequência, criticismo aparece com ataques e culpas a personalidade ou caráter do parceiro. Criticismo geralmente começa com: “Você sempre” ou “você nunca”.

Defensiva:
São as pessoas que contra atacam para defender sua inocência ou se livrar de tomar responsabilidades pelo problema. Geralmente toma forma de reclamação.

Desprezo:
Criticismo com adição de hostilidade ou desprezo. Pense numa pessoa que está virando os olhos, numa atitude de desprezo enquanto você tenta contar algo que é importante pra você. Desprezo, pode envolver sarcasmo, ridicularizar a pessoa, ou até xingamentos.

Parede de Pedra:
Acontece quando a pessoa retira-se da conversa, não oferecendo nenhuma pista física ou verbal de que está sendo afetada pelo que ouve. ~E como conversar com uma parede de pedra, sem reações.

Se você se identificou com algum destes padrões em seu relacionamento, ou simplesmente pretende garantir que seu relacionamento se torne forte e feliz, deve estar se imaginando o que fazer agora? Pois a boa notícia é que o método de Psicoterapia de Casal que o Instituto
Gottman desenvolveu pode te ajudar neste caminho.

Quais seriam então as ferramentas para construir um relacionamento forte, gerenciando seus conflitos e evitando que o relacionamento seja destruído ao longo da jornada do casal? Você pode aprender mais sobre estas ferramentas no artigo:

Como casais felizes gerenciam seu relacionamento?