Como casais felizes gerenciam seu relacionamento?

Como casais felizes gerenciam seu relacionamento?Quais seriam as ferramentas para construir um relacionamento forte, gerenciando seus conflitos e evitando que o relacionamento seja destruído ao longo da jornada do casal?

Casais felizes gerenciam seus conflitos com atitude positiva e gentileza. Eles reconhecem que alguns conflitos em casamento são inevitáveis e alguns outros nunca serão resolvidos. Mas ao invés de se prenderem nas suas próprias opiniões sobre o assunto, eles continuam
falando sobre o assunto, ouvindo um ao outro com uma atitude de respeito em relação a perspectiva de cada um, encontrando uma maneira de conviver com estas diferenças.

O Instituto Gottman analisou e estudou casais por mais de 40 anos e afirma em seus estudos que comportamentos positivos podem fazer a diferença na qualidade de vida de muitos casais. O que eles dizem ou fazem pode fortalecer o relacionamento e fazer com
que o parceiro (a) se sinta mais perto, encorajando o compromisso e até mesmo curando feridas antigas. Eles avaliam que casais felizes sempre desenvolvem estratégias de garantircomportamentos positivos.

Alguns comportamentos positivos incluem:

Começo suave: ‘E a habilidade de falar sobre um problema de maneira gentil e suave, sem criticismo ou insulto ao parceiro. quando um dos parceiros inicia a conversa desta maneira, o outro está mais disposto a ouvir, considerar a fala e se comprometer com o que é possível
na solucao da questao.

Voltando-se para seu parceiro: Relações que mantém intimidade e proximidade consistem em uma série de “tentativas emocionais” em que o parceiro busca alcançar conexão emocional com comentários, uma pergunta, um sorriso ou abraço.

Você pode:

1- Virar-se e ignorar a tentativa;
2- Virar-se contra, reagir com hostilidade e raiva;
3- Virar-se para o parceiro (a), mostrando que está aberto, escutando e engajado.

As primeiras duas atitudes: Virar-se e ignorar, ou virar-se contra são malefícios para o relacionamento. Mas virar-se para seu parceiro, constantemente aumenta e fortalece a relação, a amizade e o romance.

Reparação na conversa: Esse é um esforço para diminuir a escala negativa de sentimentos durante um encontro difícil. Uma reparação pode ser uma desculpa, um sorriso, uma frase de humor que pode quebrar a tensão do momento e ajudar os dois a se sentirem mais relaxados.

Aceitação de influência: Parceiros que são abertos para serem influenciados um pelo outro geralmente são mais fortes.Os estudos mostram que maridos que estão dispostos a aceitar influência de suas esposas podem ter casamentos mais felizes e fortes.

O grande segredo para construir um relacionamento feliz, forte, seguro em que a afeição, o romance e a atração estão presentes está nas pequenas mudanças, nos simples ajustes, comportamentos positivos que repetidos frequentemente podem fazer a diferença no
sucesso de um casamento a longo prazo.